Valor do aluguel de armazéns continua caindo na Europa

O aluguel de armazéns e propriedades de logística na Europa continua a cair, mas há uma variação entre regiões, informou a pesquisa do consultor de alugueis inglês CB Richard Ellis. Segundo Ellis, o índice de aluguel industrial EU-15 foi 5.4% mais baixo até o final do primeiro semestre de 2009, variando de acordo com os mercados. Enquanto Bélgica, Irlanda e Espanha apresentaram queda, países como França, Holanda e Alemanha conseguiram sustentar os preços.

O desejo dos ocupantes em maximizar o espaço existente levou aos baixos níveis de atividade de leasing, enquanto no Reino Unido, levou ao aumento da sublocação dos armazéns. Ellis explicou que em partes do mercado inglês, o crescimento da estocagem de segunda mão através da sublocação está ampliando o número de alugueis baixos, mesmo que haja valores que continuam altos, no caso de novos imóveis.

"Em alguns mercados, como na Alemanha, há uma tensão entre a vontade dos locatários por alugueis mais flexíveis e a vontade dos proprietários que desejam prolongar a segurança de sua renda com alugueis mais longos. Outros mercados, como na Suécia, os ocupantes estão dispostos a aceitar alugueis longos, desde que aconteçam concessões no curto prazo", completou Richard Ellis.