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Vale quer resolver logo gargalo ferroviário

O presidente da Vale, Roger Agnelli afirmou nesta quinta-feira que espera iniciar "o mais rapidamente possível" as obras para a modernização da malha ferroviária na região metropolitana de Belo Horizonte. O acordo, firmado em novembro, entre a companhia e o Ministério dos Transportes, prevê investimentos de R$ 137,5 milhões na região que, de acordo com o executivo pode ser considerado o "segundo maior gargalo ferroviário do Brasil".
"Queremos fazer logo a licitação e iniciar as obras o quanto antes. O dinheiro está no caixa", disse ele. A expectativa é de que até março de 2010 seja lançada a pedra fundamental do projeto. Os investimentos serão aplicados em parceria com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) na redução das interferências das ferrovias em 10 bairros da região metropolitana de Belo Horizonte, a partir da eliminação de passagens em nível, construção de três passarelas, viadutos rodoviários, dois viadutos ferroviários e uma trincheira. O pedido de licenciamento ambiental já foi protocolado no Ibama.
Segundo o executivo, o acordo vem sendo negociado entre a companhia e o governo federal desde 1992. O objetivo do projeto é facilitar a movimentação de cargas entre as regiões Sudeste e Nordeste do País e melhorar a ligação entre as ferrovias Centro-Atlântica e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
Agnelli anunciou também que a companhia pretende solucionar até o fim do ano o tráfego de caminhões de minério de ferro pela BR-040 (que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro). "A partir de janeiro, a Vale não vai trafegar mais pela BR-040, mas pretendemos passar por vias paralelas". Os estudos de impacto ambiental deverão ser entregues em janeiro.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Raquel/assote/AGÊNCIA ESTADO)

 



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