O Uruguai aposta no crescimento do turismo de cruzeiros até 2020. Para a nova temporada, o ministério do turismo uruguaio prevê a chegada de 108 navios às costas de Montevidéu e de 61 em Punta del Este. Os números representam crescimento de 25% na capital do país em relação a última estação e 13% para o luxuoso balneário também em relação ao mesmo período. Durante a temporada 2017/2018, 86 cruzeiros chegaram às costas de Montevidéu e 54 a Punta del Este — um total de 242.466 pessoas, com custo de US$ 7.692.437, identificando gasto per capita de US$ 32, segundo o departamento de pesquisa e estatística do ministério do turismo uruguaio.

"Esperamos números melhores para o próximo ano com a confirmação da entrada de novas empresas ao país, como Crystal Cruises, Viking Cruises e Azamara Cruises, que somam Uruguai em seus destinos, acréscimo considerável para o setor", declarou a ministra do turismo uruguaio, Liliam Kechichian. Ela afirmou que no próximo ano o Uruguai será um point de cruzeiros com serviços mais atraentes. “Cruzeiro é um produto muito competitivo, por isso trabalhamos de forma interinstitucional para o posicionamento do Uruguai como destino”, reforçou a ministra.

O Uruguai desenvolveu ações para tentar otimizar recursos para navegabilidade do Rio Uruguai e avançar em estratégias para expansão desse setor. Os ministérios de turismo do Uruguai e da Argentina trabalham em um roteiro para o desenvolvimento do turismo de pesca esportiva. Os uruguaios incorporaram bases náuticas na bacia do Rio Uruguai, nas cidades de Villa Soriano, Nueva Berlín, Montes del Queguay e está avançando até Bella Unión. A Administração Nacional de Portos também mantém preparativos do projeto de conversão da atual sede do ministério de turismo para a temporada 2019/2020 no terminal de cruzeiros de Montevidéu.

 

Nos dias 18 e 19 de outubro acontece o VI Encontro Regional de Cruzeiros e Turismo Náutico Fluvial. O evento, que ocorre em Montevidéu, é organizado pelo ministério do turismo, pela Administração Nacional de Portos, pelo ministério dos transportes e obras públicas e os municípios de Maldonado, Montevidéu e Colônia. O encontro contará com a presença de autoridades nacionais, especialistas e formadores de opinião do setor do Uruguai e do exterior.

 

(Da Redação)

Comentários


Schottel



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

Abeam

Sobena

Terra Firma Abratec