Transporte de biodiesel cresce mais de 30% na Malha Sul da Rumo

A Rumo Logística, maior operadora ferroviária do Brasil, segue aumentando o volume transportado de biodiesel B100 pelas suas ferrovias da Malha Sul. Em números absolutos, a Companhia movimentou 78 mil m3 entre janeiro e maio deste ano, um crescimento de 31% comparado com o ano de 2018.

O bom desempenho do transporte de biodiesel é uma continuação do relacionamento estratégico da concessionária com seus clientes, que vêm aumentando a produção para atender a demanda doméstica. O melhor mês de operação da Rumo foi em abril, quando o volume de biodiesel foi 50% maior do que o registrado no mesmo mês de 2018.

O Rio Grande do Sul é o maior estado produtor do País: em 2018, foram 1,4 milhão de m3, 30% a mais do que em 2017. Entre janeiro e abril deste ano, os produtores gaúchos já chegaram à marca de 482.614 m3, 18% a mais do que no mesmo período de 2018. O Sul é a segunda maior região produtora de biodiesel do Brasil (ficando atrás do Centro-Oeste). Os dados são da ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Publicidade

Catálogo da Indústria Marítima

 

O combustível utilizado pelas maiores distribuidoras do País é embarcado nos vagões da Rumo em terminais nas cidades gaúchas de Passo Fundo, Ijuí e Canoas. A carga tem como destino a cidade de Araucária (PR), onde é desembarcada e segue por rodovia para os mercados do Paraná e de São Paulo.