Terminal privativo do Porto de Búzios encerra primera fase de expansão e dobra área de receptivo

O porto turístico privativo de Búzios, Porto Veleiro, inaugura sua nova estrutura no próximo domingo (25/10), com a chegada do MSC Lirica, primeiro navio da temporada a chegar à cidade. A primeira fase das reformas recebeu R$ 1,2 milhão em investimentos e aumentou em 100% a área de receptivo, com a criação de um segundo piso, com escritórios e flats.

De acordo com Cadu Bueno, diretor do Porto Veleiro e presidente da Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos (BrasilCruise), a reforma foi necessária devido a grande movimentação de navios e embarcações em Búzios. "Búzios recebe 15% de todas as escalas do Brasil. Este ano serão 189 escalas, sendo 110 só no Porto Veleiro. Estimo que 385 mil passageiros passem pelo porto privativo da cidade", afirma. Segundo ele, esta temporada apresenta um aumento de 30% no número de navios que passarão pela cidade e a estimativa é que na temporada de 2010-2011, o crescimento seja de mais 25%.

Em maio do ano que vem o porto dará início à segunda e terceira fase da reforma, que criará uma estrutura de abastecimento e ampliará o cais em 80 metros, criando oito gates para tenders. Elas estão estimadas em R$ 1,3 milhão de reais. "A primeira fase foi completada em 75 dias, um recorde. Já a segunda e terceira deverão durar cinco meses, acabando antes da temporada 2010-2011, em setembro", contou Bueno. (Fonte: Mercado e Eventos / Juliana Siqueira)