Terminal de granéis vai gerar 200 empregos

Foi realizada ontem a audiência pública sobre o Terminal de Granéis Sólidos que será implantado no Complexo Industrial Portuário de Suape. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 467 milhões e haverá geração de mais de 200 empregos diretos. O empreendimento deve produzir 6,5 milhões de toneladas já no primeiro ano de operação, cuja previsão é 2012. “Em até 25 anos, ele deverá movimentar mais de 15 milhões de toneladas”, destacou a engenheira Fernanda Bathista, da Projetec. A empresa citada fez o estudo de viabilidade do Terminal. Ainda neste ano ocorrerá o processo licitatório do projeto; em 2011, as obras de infraestrutura e construção.
“A movimentação de 15 milhões de toneladas de granéis representa quase duas vezes o total de toneladas operadas pelo Porto de Suape, hoje, anualmente. É um número surpreendente”, explicou o diretor de Gestão Portuária, Jorge Dias Fernandes. Localizado em uma área total de 34 hectares, o terminal será instalado na Ilha de Cocaia, dentro da área do porto interno. Desse total, 25 hectares serão destinados à armazenagem, enquanto os demais nove serão ocupados por atividades industriais e edificações. Cerca de 70 hectares da área total da ilha serão destinados à preservação ambiental e cultural.
Sobre a origem dos recursos públicos que viabilizarão a infraestrutura necessária ao empreendimento, o vice-presidente de Suape, Sidnei Aires, explicou que “fomos o primeiro porto do País a pedir recursos do PAC 2, e eles já estão garantidos”. Serão realizados serviços de dragagem e a construção de um acesso rodoferroviário para a operação de cargas no local. As obras do acesso à Ilha serão iniciadas no próximo mês e deverão ser concluídas no primeiro semestre de 2011. Quando estiver pronto, o acesso rodoferroviário se ligará à Transnordestina, prevista para ficar pronta no primeiro semestre de 2012. (fonte: Folha de Pernambuco)

 

 

PUBLICIDADE

Portonave


 

 

 

 


Pesa

    AAPA     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios