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Sistema 'carrossel' do Porto de Itajaí diminui filas de caminhões

Mesmo com crescimento na movimentação, porto consegue reduzir o impacto do tráfego de caminhões na região portuária

O “sistema carrossel”, que vem sendo estudado desde 2019 e começou a ser executado em dezembro de 2020, tem ajudado a reduzir as filas e conflitos de trânsito nas proximidades do Porto de Itajaí. Com a adoção desse sistema, os caminhões podem entrar e sair por portões diferentes, criando um fluxo único, que agiliza a operação, facilita a mobilidade e reduz o tempo que o motorista gasta se deslocando no pátio.

“Muitas pessoas nos questionam se o movimento do porto caiu porque as filas reduziram. Mas, pelo contrário, a movimentação cresceu em 2021. O que nos ajudou a melhorar essa condição foram mudanças operacionais que adotamos. O sistema denominado por “carrossel” está entre essas mudanças”, explica Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

Nos primeiros três meses de 2021, 75.197 caminhões entraram no porto, uma média de 25.065 veículos por mês.


TMSA