Brasmero

Sete empresas apresentam propostas para modernização do cais

A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) recebeu na manhã de ontem, 11, sete propostas de empresas interessadas em participar da concorrência pública para execução das obras e serviços da segunda etapa de modernização do cais do Porto Novo do Rio Grande. Na ocasião, os diretores Administrativo e Financeiro do Porto do Rio Grande, Jesus Carrasco, e Técnico, Carlos Rodrigues, estiveram em Brasília acompanhando o processo estabelecido no edital 02/2010.
Esta etapa prevê a análise dos documentos, chamada de fase de habilitação. Posteriormente, as empresas que estiveram de acordo com estabelecido no edital, terão suas propostas financeiras abertas. A SEP pretende concluir esta primeira fase até a próxima semana.
A obra:
Orçada em R$ 113,8 milhões, a obra seguirá o mesmo padrão dos 450 metros de cais já revitalizados pelo governo do Estado do RS. O projeto de modernização do cais do Porto Novo, contratado pela Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e elaborado pelo consórcio JD & EVB (JD Engenharia e Arquitetura Ltda e EVB Projetos Estruturais Ltda.), prevê a reconstrução de 1.125 metros do cais, com a execução de uma nova plataforma portuária, em concreto armado pré-moldado, que avança 11,2 metros para dentro do canal. Isso permitirá o aumento do calado operacional de 31 para 40 pés, possibilitando a atracação de navios de até 75 mil Toneladas de Porte Bruto (TPB) e a utilização de equipamentos portuários modernos e de grandes capacidades. Ao todo, será pavimentada com concreto armado uma área de aproximadamente 13,3 mil metros quadrados.
A nova estrutura, que deverá levar 18 meses para ser concluída, será executada em 15 módulos de 75 metros, visando a minimizar impactos na operação portuária realizada no local. Cada módulo será constituído por uma plataforma que contará com três defensas e cabeços de amarração. A obra terá início na extremidade Sul do Porto Novo, adjacente ao berço modernizado, seguindo em direção a extremidade Norte, sendo realizada a escavação subaquática, cravação de estacas e colocação de enrocamento, para posteriormente executar a plataforma do cais.

Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS/

PUBLICIDADE

Portonave



Pesa

    AAPA     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios