A Agência de Desenvolvimento do Corredor Norte (Adecon) promove na próxima quinta-feira (20), no auditório da Federação das Indústrias do do Mato Grosso (FIEMT) em Cuiabá, o seminário 'Diálogos Hidroviáveis'. O evento vai discutir iniciativas para o desenvolvimento sustentável das hidrovias brasileiras. Na ocasião, autoridades e empresários vão debater temas sobre o escoamento da produção de soja pelos rios navegáveis da Amazônia e a importância da intermodalidade com os demais modais de transporte.

Na linha de tentar reduzir a dependência do modal rodoviário na matriz brasileira de transportes será lançado durante o seminário o programa “Diálogos Ferroviáveis”, versão ferroviária desses debates, visando ações viáveis de curto e médio prazo para o fomento deste modal. O evento também contará com apresentação do Plano Nacional de Logística (PNL), finalizado recentemente pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL). O objetivo é ajudar a nortear as ações dos novos governantes, que serão conhecidos em outubro. 

De acordo com o 5º levantamento da safra de grãos 2017/2018 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos este ano poderá chegar a 225,6 milhões de toneladas. O Mato Grosso é o estado com maior produção nacional de soja, mas apenas 10% da colheita desse grão serão transportados por ferrovias e hidrovias, modais com custo considerado inferior ao modal rodoviário.



(Da Redação)

Comentários


Cash Computadores



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

ABTP

Sobena

Terra Firma Abratec