Great Ocean

Santo André reforça apoio ao exportador da cidade

A Prefeitura de Santo André está oferecendo apoio a exportadores do município e a empresas que desejem começar a vender ao Exterior. Amanhã será realizado evento com a participação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), do governo paulista, para explicar como funciona o Progex (Programa de Apoio Tecnológico à Exportação) e do Wilson, Sons, a fim de mostrar como é o porto seco situado na Avenida dos Estados.
Embora a capacidade do local, o Salão Burle Marx, no Paço Municipal, já esteja toda ocupada, com 210 inscritos, a Prefeitura se disponibiliza, por meio do telefone 4468-4421 ou pelo e-mail dri@santoandre.sp.gov.br, a solucionar qualquer dúvida dos empresários sobre comércio exterior.
No dia 16, haverá a segunda visita técnica ao porto seco de Santo André. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas por meio dos mesmos contatos acima.
"Existem muitos empresários que desconhecem a existência de um porto seco em Santo André", afirma o secretário adjunto do desenvolvimento econômico do município, Charles Camargo.
Um dos principais benefícios do entreposto Wilson,Sons é que o empreendedor pode retirar sua mercadoria do porto e armazena-la no porto seco até que ela esteja regularizada, ou até que seu estoque diminua para ser reposto.
"É possível, inclusive, retirar a carga aos poucos, ou munipular o produto lá dentro mesmo, como colocar alguma etiqueta", explica Camargo.
Ainda em julho, no dia 20, haverá visita ao terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Quanto ao Progex, o principal objetivo é fortalecer o apoio aos micro e pequenos exportadores ou empresários que têm potencial para vender ao Exterior. Por meio de consultoria do IPT é possível detectar as principais dificuldades para exportar e agregar valor ao produto por meio de pesquisa e tecnologia.
O programa custa R$ 25 mil, mas 80% são subsidiados. A empresa, portanto, arca com 20%, ou R$ 5.000.

Fonte: Diário do Grande ABC/Soraia Abreu Pedrozo


Marintec Navalshore