Navalshore

Rio Grande libera estacionamento para receber safra de grãos

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), preocupada com o grande volume de caminhões que começam a chegar ao porto gaúcho para escoar a safra de grãos do Rio Grande do Sul, decidiu, de forma temporária, liberar seu pátio de estacionamento de caminhões, localizado na Via Nove, para receber esse tipo de carga. A estrutura é destinada ao atendimento de caminhões com contêiner, sendo dada durante a safra uma permissão especial para a colocação de caminhões com granéis agrícolas. Desde o dia 7 de abril, quando foi liberada a área, o pátio tem recebido uma média diária de 240 caminhões graneleiros que se somam aos 86 caminhões que chegam por dia com contêineres.

Os caminhões com granéis agrícolas que utilizam o pátio de estacionamento da Via Nove são destinados exclusivamente ao terminal portuário da Bianchini, os demais terminais, como Bunge Alimentos, Termasa e Tergrasa recebem diretamente seus caminhões.

De acordo com o diretor Técnico do Porto do Rio Grande, Carlos Renato Rodrigues, a liberação do pátio tem como objetivo organizar o desembarque da safra, evitando que os caminhões aglomerem-se nos postos de combustíveis ou junto a estrada. “Assim como no ano passado, quando também liberamos o pátio para receber esses caminhões, a nossa intenção é de minimizar possíveis transtornos que esse grande movimento de caminhões possa causar aos usuários da BR-392. Além disso, queremos propiciar melhores condições de infraestrutura e segurança aos caminhoneiros”, salientou o diretor.

O pátio da Via Nove, com capacidade para receber mais de 400 caminhões, conta com guaritas de segurança e edificação de apoio aos usuários com banheiros. No pico da safra mais de mil caminhões graneleiros são recebidos diariamente em todo o porto rio-grandino que possui uma capacidade de armazenagem estática para granéis de 1,6 milhão de toneladas, podendo movimentar até 12 milhões de toneladas/ano.  Para este ano a expectativa é ultrapassar a movimentação de granéis obtida em 2009, quando se atingiu 9,8 milhões de toneladas.

Após o pico da safra de grãos, o pátio da Via Nove voltará a receber somente os caminhões com contêineres. O Porto do Rio Grande, incluindo outros pátios de estacionamento, conta hoje com 1.350 vagas para caminhões.

Da Redação

    Terlogs     Mampaey     Antaq
             

Tche Digital

 

 

HPP

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios