Navalshore

Randon fecha venda de R$ 55 milhões para Mitsui

A Randon Implementos e Participações assinou contrato com a Mitsui Rail Capital, empresa do grupo japonês Mitsui, para a venda de 300 vagões ferroviários para transporte de grãos. Os equipamentos serão locados para uso da Multigrain na malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale. O contrato é de R$ 55 milhões.

Esta é a primeira venda da Randon para a malha da Vale. O negócio coloca a companhia como fornecedora das maiores compradoras de equipamentos ferroviários do País. A empresa já havia fabricado vagões para a América Latina Logística (ALL) e a MRS. A transação prevê a entrega dos vagões em lotes, já a partir de dezembro, sendo que a maior concentração será no primeiro trimestre de 2010. Os equipamentos são do tipo hopper, de 112 metros cúbicos.

Na última quinta-feira, a FCA anunciou contrato com a Multigrain para transporte de 6 milhões de toneladas de soja e milho nos próximos cinco anos. Cerca de 2,3 mil caminhões serão retirados das estradas brasileiras por mês em consequência da nova opção logística para escoamento de grãos.

De acordo com a FCA, a parceria entre a ferrovia, a Multigrain e a Mitsui contribuirá para o aquecimento da indústria brasileira de equipamentos ferroviários, já que os vagões serão construídos no Brasil. A FCA e a Multigrain farão ainda investimentos na modernização de locomotivas e aumento de capacidade da malha ferroviária.

O contrato vai possibilitar incremento de 50% no volume de grãos transportados atualmente pela FCA para a Multigrain. A soja e o milho terão origem, principalmente, em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. Os estados do Centro-Oeste serão responsáveis por cerca de 750 mil toneladas por ano de grãos. Da Bahia, virão outras 200 mil toneladas anuais.

Os grãos produzidos em Minas Gerais, cerca de 250 mil toneladas anuais, terão como ponto de embarque principal o Terminal Intermodal de Pirapora (TIP), localizado no Norte do Estado de Minas, e, como destino, o Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Complexo de Tubarão (ES).

O volume de grãos transportados pela FCA no primeiro semestre de 2009 foi 21,7% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado, quando foram transportadas 2,3 milhões de toneladas.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/DANIEL CÚRIO)

 

PUBLICIDADE

Portonave



    GHT     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios