Marintec Navalshore

Praticagem da Bahia instala balizamento virtual em Salvador

O centro de operações da ZP-12, responsável por coordenar as manobras de praticagem realizadas pelos 37 práticos da Bahia, incorporou balizamento virtual em Salvador. De acordo com a praticagem local, a ferramenta permitirá a demarcação virtual de parte do canal de aproximação e da bacia de evolução do Porto de Salvador, contribuindo para ampliar a consciência situacional dos Práticos em momento crítico da manobra.

Com o balizamento virtual, a praticagem baiana espera obter melhor condição de navegação ao elevar a menor profundidade dos atuais 14,3 metros para 14,8 metros, sem a realização de dragagem. A ferramenta também será empregada para sinalizar rotas mais seguras aos navios com calado superior a 20 metros que demandarem a região do interior da Baía de Todos os Santos para a realização de operações ship-tos-ship (STS), assim
que estas manobras estejam autorizadas.

A Praticagem da Bahia ressalta que a adoção do recurso tecnológico atende padrões internacionais estabelecidos pela Associação Internacional de Autoridades em Auxílios à Navegação Marítima e Faróis (AISM/IALA) e está ratitificada pela autoridade marítima brasileira. "A tecnologia contribuirá ainda para manutenção da segurança da navegação na Baía, ao sinalizar virtualmente eventuais sinais náuticos físicos desaparecidos, até o seu restabelecimento", destaca a praticagem.

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

Envie uma pauta

Assine Portos e Navios

Antaq

Tche Digital

Sobena

Sinaval Abratec