Porto do Açu

Portonave - Movimentação 13,7% maior em 2012

A Portonave movimentou 620.026 TEUs em 2012. O resultado supera em 13,7% os 545.158 TEUs movimentados em 2011. A empresa atribui os números à atracação de navios maiores e com mais capacidade de carga, à conquista de novas linhas e à eficiência das operações. Nos cinco anos de operação, o terminal catarinense ultrapassou a marca de 2,4 milhões de TEUs.

A movimentação de carga reefer no terminal cresceu 24,5% em 2012. Nesse período, as exportações subiram 19,5%. O principal produto exportado foi carne congelada, seguido por madeira e tabaco. O melhor mês de operação foi setembro, com movimentação recorde de 60.606 TEUs. O plástico foi a mercadoria mais importada em 2012. As importações sofreram queda de 3%.

Em 2012 a Portonave também reduziu o número de escalas de navios. No primeiro semestre foram 51 embarcações atracadas em média por mês. Esse número caiu para 47 já nos últimos seis meses, devido à atracação de navios com mais de 300 metros ao terminal. Os testes para giro e atracação de embarcações maiores foram iniciados em outubro de 2012, com o navio MSC Luisa. Desde então, navios com cerca de 304 metros escalam regularmente no terminal.

De acordo com a Portonave, já foram realizadas cerca de 20 escalas com embarcações de grande porte. As manobras experimentais estão sendo realizadas para comprovar a viabilidade técnica de operação de navios deste porte na atual bacia de evolução do complexo portuário.


Logcomex


A Portonave recebeu em janeiro o navio Hanihe, na primeira escala do serviço ESA, formado pelas companhias marítimas Evergreen e Cosco. A linha atende aos países da Ásia com escala nos portos Xangai, Ningbo, Yantian, Hong Kong e Cingapura.

Na primeira atracação foram movimentadas mercadorias como tecidos, livros (brochuras e impressos), motores, empilhadeiras, ferramentas, artigos domésticos, flores artificiais, camisas e resinas.

Priner     Terlogs     Mampaey     AAPA
             

Tche Digital

 

 

Sinaval

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios