Abratec

Portocel tem nova norma de tráfego para embarcações em Barra do Riacho

O terminal de Barra do Riacho, da Portocel, localizado em Aracruz-ES, obteve homologação para alteração da Norma de Trafego e Permacência de Embarcações.

A aprovação foi feita pela Capitania dos Portos e a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), via Normap 2, além de uma nova Resolução 001, da própria Portocel.

Entre as mudanças mais significativas, a alteração da norma possibilita que Portocel passe a receber navios com até 36 metros de boca, um metro a mais que o limite anterior, ampliando a possibilidade de o porto operar navios de classes que até então não atendia e com isso ampliar o seu potencial de cargas.

Outro avanço importante é que o terminal, em sua nova norma de tráfego própria, a Resolução 001, passa a gerenciar as prescrições de sua área, obtendo ganhos relevantes em relação ao calado dos navios. O calado passa de 12,30m para 12,70m nos berços 101 e 102; e de 13m para 13,20m no berço 103.


Catálogo da Indústria Marítima


“A homologação da nova norma de tráfego é de extrema relevância e muito contribuiu para isso a colaboração entre Portocel e entidades do setor portuário, como a Capitania dos Portos, Praticagem e Codesa, incansáveis na busca de viabilizar iniciativas que alavanquem a competitividade do nosso estado na área portuária”, diz Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações Portuárias da Portocel.

A alteração na Normap 2 e da Resolução 001 na região de Barra do Riacho foi antecedida por vários estudos técnicos que atestam a segurança da navegação e condições operacionais adequadas. Portocel tem investido em tecnologia e em qualificação profissional. Localizado a cerca de 70 quilômetros de Vitória (ES), Portocel conta com ramal ferroviário da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), opera com cabotagem e navegação de longo curso e atende também as operações offshore do mercado de petróleo e gás, inclusive com a movimentação de peças de grandes dimensões.


Marintec Navalshore