Porto terá movimento recorde de passageiros nesta temporada

A temporada de cruzeiros 2009/2010 do Porto de Santos deverá bater todos os recordes. O principal deles será o total de passageiros de transatlânticos, que excederá os 820 mil.

A maior temporada da história começará no próximo dia 23, com o chegada do navio

MSC Lirica. Ela se estenderá até o dia 3 de maio de 2010. Neste período, 20 navios visitarão o cais santista, sendo cinco deles apenas em trânsito (aqueles que não iniciam nem encerram viagens no Porto), segundo a Concais S.A, operadora do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. O número de embarcações representará um aumento de 5,26% em relação à temporada anterior, que teve 16 transatlânticos.

Os navios farão 279 escalas no complexo entre este mês e maio próximo, 24,5% a mais do que na estação 2008/2009, com 224 paradas. A vinda de 20 navios fará com que haja um crescimento de 24% no número de leitos em relação à última temporada. Agora, serão 36 mil vagas.

ESCALAS

Dos 162 dias da temporada turística, o complexo santista receberá navios de passageiros em 133. Das datas operacionais, 58 terão a escala de um único transatlântico. Em 33 oportunidades, haverá a escala simultânea de dois navios; em 18, de três; e outras 18, de quatro. Em cinco dias, haverá cinco transatlânticos ao mesmo tempo.

No dia 20 de fevereiro, logo depois do Carnaval, haverá a maior operação da nova temporada. Seis navios virão ao complexo nesta data e vão levar 26 mil turistas ao terminal da Concais. A instalação portuária comporta até 42 mil visitantes por dia.

Já a segunda data de maior movimento será 10 de dezembro. Quatro navios atracarão no Porto de Santos para embarque ou desembarque de 21 mil passageiros.

NAVIOS

Os principais navios da temporada de cruzeiros serão o Grand Celebration e o Vision of the Seas, respectivamente da Ibero Cruzeiros e da Royal Caribbean. Cada um fará 28 escalas no Porto de Santos.

Conforme a Concais, ao todo, dez armadoras trarão suas embarcações ao cais santista. Só a MSC contará com quatro: Opera, Musica, Lirica e Orchestra. Os dois últimos estreiam no complexo.

A Costa Cruzeiros virá com três transatlânticos: Concordia, Magica e Vitória. E a

Íbero Cruzeiros, além do Celebration, terá o Grand Mistral e o Grand Voyager.

A operadora CVC contará com os navios Zenith, Soberano e Imperatriz. Fechando as companhias com rotas regulares na temporada, a Royal Caribbean terá o e o Splendour of the Seas, mais o Vision.

A temporada terá, ainda, cinco armadoras que farão apenas trânsito de passageiros no complexo. A Silver Sea trará o Silver Cloud. A Princess Cruise, o Star Prince.

Acompanhia Oceania Cruises mandará o Insignia novamente ao Porto, assim como a Cruise West, com o Corinthian II. Por fim, a Holland America Lines programa a escala do Veendan. (Fonte: A Tribuna On-line/DIOGO CAIXOTE)

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Leia mais reportagens da edição impressa