Porto de Santos bate novo recorde operacional

Pela primeira vez, o Porto de Santos ultrapassou a marca histórica de 100 milhões de toneladas de cargas movimentadas entre os meses de janeiro e setembro. No período, foram 100,3 milhões de toneladas de mercadorias, 2,8% a mais do que nos nove primeiros meses do ano passado, quando 97,6 milhões de toneladas foram escoadas.

Os dados fazem parte do levantamento estatístico mensal produzido pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária. O material é produzido com base nos volumes de movimentação de cargas informados pelos terminais do complexo marítimo.

Nos nove primeiros meses do ano, 71,8 milhões de toneladas de mercadorias foram embarcadas no Porto, volume 1,1% maior do que no mesmo período do ano passado. Já outras 28,5 milhões de toneladas de produtos desembarcaram. Neste caso, a variação foi de 7,2% em relação ao verificado em 2017.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

Entre as cargas de maior destaque, está a soja, cuja movimentação atingiu 24,2 milhões de toneladas, quando somadas as variedades em grãos e farelo do produto. O crescimento é de 19,8% em relação à movimentação registrada entre janeiro e setembro do ano passado.

Em contrapartida, os embarques de açúcar caíram 26%. Nos nove primeiros meses do ano, 11,6 milhões de toneladas da commodity foram embarcadas pelo cais santista. No mesmo período de 2017, o volume registrado foi de 15,6 milhões de toneladas.

Entre as importações, o adubo foi a carga de maior destaque. Até setembro, 2,8 milhões de toneladas entraram no País pelo Porto. Apesar de expressivo, o movimento foi apenas 0,5% maior do que o registrado no ano passado.

Contêineres

A movimentação de contêineres atingiu a marca de 3 milhões de TEU (unidade equivalente a uma caixa metálica de 20 pés) nos nove primeiros meses do ano. Em relação a 2017, o crescimento é de 9,4%. 

Entretanto, a movimentação mensal de contêineres caiu 1,7%, no cais santista, que atingiu a marca de 354.271 TEU operados no mês passado.

De acordo com os dados da Autoridade Portuária, o número de atracações registrou queda de 4,3% em setembro. No mês, foram 399 embarcações atracadas nos berços do complexo santista. Já no acumulado do ano, o fluxo de navios foi de 3.646, um aumento de 0,3% em relação aos três primeiros trimestres de 2017.

Fonte: A Tribuna

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Leia mais reportagens da edição impressa

Cash Computadores

Kincaid

Consórcio Águas Azuis

Container Institute

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

Abeam

Sinaval

Fenavega Abratec