Seminário Cenários da Indústria naval e Offshore 2019

Porto de Rio Grande alcança marca histórica de movimentação em setembro

O Porto de Rio Grande alcançou em setembro a sua a maior movimentação da história. Pela primeira vez, em um único mês foram movimentadas mais de 4,3 milhões de toneladas. As informações são do setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande. 

Quando analisado de forma isolada, setembro deste ano teve mais de 1,6 milhão de toneladas de grão de soja movimentado. Segundo o diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, os números comprovam a capacidade do complexo:

— Os resultados mostram a plena capacidade do complexo portuário de Rio Grande de escoar a produção gaúcha para mais de 90 países e centenas de rotas comerciais que utilizamos. Os números registrados mostram agilidade e isso é um fator extremamente importante para a atração de novas cargas — afirma. 

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

No acumulado do ano, o porto soma de janeiro a setembro 32,1 milhões de toneladas, um aumento de 3,4% quando comparado ao mesmo período de 2017. O complexo soja (óleo, farelo e grão) soma mais de 12,8 milhões de toneladas, crescendo 8,7% no período analisado. Até 30 de setembro, foram 2,4 mil viagens de embarcações, uma média de oito embarcações por dia.

A quebra do recorde é atribuída à capacidade operacional do porto.

— A Superintendência analisa esse recorde para um único mês como resultado da alta capacidade instalada nos terminais privados e nas operações do cais público. Além disso, o reflexo positivo da safra de soja gaúcha nos ajuda a obter esses resultados cada vez maiores — comemorou Branco. 

A China segue sendo o principal destino das exportações com mais de 11,5 milhões de toneladas. Já a Argélia foi o país que mais enviou produtos ao Porto do Rio Grande, com 672 mil toneladas movimentadas.

Recorde

Apenas em outros cinco meses foram registrados movimentos de mais de 4 milhões de toneladas. Agosto de 2018 e maio de 2017 alcançaram cada um 4,1 milhões de toneladas. Junho de 2016 marcou 4,2 milhões de toneladas. Em 2015, foi a primeira vez que a marca de quatro milhões foi ultrapassada nos meses de maio (4,2 milhões) e agosto (4 milhões). 

Fonte: Zero Hora

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Leia mais reportagens da edição impressa

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Container Institute

Tche Digital

Sobena

Aapa

Abeam

Sobena

Fenavega Abratec