Bimco

Peru anuncia novo porto em Ilo para apoiar corredor bioceânico

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, anunciou nesta segunda-feira (3) na Bolívia a construção de um novo porto em Ilo, no sul do país, para apoiar o comércio por um futuro corredor ferroviário que una os oceanos Pacífico e Atlântico.

"Temos que fazer um novo terminal portuário, porque a carga que viria de trem não poderia ser atendida pelo atual terminal e, por isso, estamos investindo com recursos diretos do Ministério dos Transportes", disse Vizcarra durante reunião com Evo Morales, na cidade boliviana de Cobija, extremo norte do país.

O governador peruano disse - citado pela agência de notícias ABI - que "esse terminal não seria suficiente em médio e longo prazo".

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

A princípio, a Bolívia procura construir uma linha férrea de 3.700 quilômetros que ligue os portos peruanos de Ilo, no Pacífico, com o brasileiro de Santos, no Atlântico, cruzando o território boliviano.

Ilo fica a cerca de 1.000 quilômetros ao sul de Lima, e Santos a 60 km de São Paulo.

O presidente peruano disse que "temos que continuar pensando no corredor ferroviário que será um eixo que não beneficiará só o Peru e a Bolívia, mas, como afirmaram, Brasil, Paraguai e Uruguai, que estão interessados nesse grande eixo de integração".

Seu homólogo boliviano Morales disse que "Ilo vai ser um ponto estratégico, teremos um megaporto de importação e exportação, milhões de produtos vão passar por lá (...) É o maior projeto de integração física territorial do século XXI" na região.

Morales lançou a ideia em 2016 como uma alternativa de baixo custo para um projeto ferroviário chinês de 2015, que ligaria os portos no norte do Peru e do Brasil através da Amazônia ao longo de 8.000 km.

Fonte: EM

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

OTC Brasil

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

ABTP

Sobena

Sinaval Abratec