PAC 2 pode contemplar Hidrovia do Mercosul

O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) solicitou a inclusão da Hidrovia do Mercosul no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, que deverá ser lançado pela ministra Dilma Rousseff e pelo presidente Lula, no dia 29 de março. A reunião foi no Ministério dos Transportes, com o secretário de Gestão de Programas de Transporte, Miguel Bianco Masella. O prefeito de Santa Vitória do Palmar, Cláudio Pereira (Batata)-(PT), o prefeito em exercício de Cachoeira do Sul, Ronaldo Trojahn (PMDB), e o secretário Neiron Viegas acompanharam a audiência em Brasília. "Estamos otimistas porque sentimos que poderemos viabilizar melhorias na hidrovia, através de recursos que podem ser assegurados no PAC 2", adiantou Fontana, logo após o encontro.
As melhorias, segundo o deputado, deverão acontecer nas lagoas Mirim, Patos, e nos rios Jacuí e Taquari, que formam um "grande complexo hidroviário". As obras previstas devem ser de dragagem, derrocamento (desobstrução de rochas) e sinalização, por intermédio de implantação e melhorias dos terminais de cargas em Pelotas, Porto Alegre, Estrela, Cachoeira do Sul, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Rio Grande. "É o que estamos chamando de Corredor do Mercosul", disse Fontana.
Conforme o deputado, a Hidrovia do Mercosul "deverá trazer um impacto enorme no transporte, ao permitir a entrada e saída de cargas oriundas de toda a região do entorno da hidrovia, através do Porto do Rio Grande e de Estrela, ligando ao modal ferroviário ao centro do país", detalhou o parlamentar.
Outros municípios gaúchos também serão beneficiados, caso haja a inclusão no PAC 2. São eles: Charqueadas, Tapes, Mostardas, São José do Norte, Arambaré, São Lourenço do Sul, Arroio Grande e Jaguarão. Fontana também tratou do mesmo tema na Casa Civil, onde pediu apoio ao projeto. "Estamos trabalhando para que consigamos incluir a hidrovia no PAC 2. Acredito que teremos êxito, pois o governo Lula tem investido em infraestrutura, e o projeto é muito relevante para o Rio Grande do Sul", finalizou.

fonte: jornal Agora / RS

 

PUBLICIDADE

Rimac



Pesa

    AAPA     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios