Marintec Navalshore

Norsul atenderá serviço feeder entre Rio e Açu a partir de junho

A Porto do Açu Operações e a Norsul firmaram acordo de operação para lançar um serviço de transporte marítimo de curta distância de unidades de contêineres e cargas de projeto entre os portos do Rio de Janeiro e do Açu, localizado em São João da Barra (RJ). O novo serviço de cabotagem, modalidade feeder short distance, ocorrerá através do terminal multicargas do Porto do Açu (T-Mult). O início das operações está previsto para junho deste ano.

O serviço terá capacidade de transporte de até 350 unidades por pernada, com saídas regulares, atendendo às demandas regionais e também às rotas de longo curso. A expectativa é de que a utilização de comboios oceânicos reduza os custos logísticos e o tráfego rodoviário, aumentando a previsibilidade e segurança, além de trazer valor sustentável. A redução das emissões de carbono no meio ambiente é da na ordem de 22pct, sendo que as emissões restantes serão neutralizadas pelo programa de carbono neutro da Norsul.

A Porto do Açu Operações destaca que o acordo oferece alternativa ao setor logístico num momento notadamente sensível a nível mundial. "Trata-se também do pontapé para que o empreendimento se consolide como uma opção de fluxo de entrada e saída de cargas, com fluxos regional e global”, pontuou o diretor de terminais e logística da empresa, João Braz. O T-Mult movimenta coque, carvão, bauxita, gipsita, ferro gusa, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar qualquer tipo de graneis sólidos e veículos. A expansão prevista para o terminal prevê a movimentação de novas cargas após a ampliação do pátio de estocagem e construção de armazenagem coberta.

O diretor comercial e de marketing da Norsul, Marcelo Bacellar, disse que no acordo se aplica a visão da empresa sobre o serviço feeder, um instrumento necessário e complementar à grande cabotagem brasileira. "Acreditamos que, em curtas distâncias, nossa composição empurrador-barcaça oceânica oferecerá uma solução eficiente e prática. Com o Açu, vamos comprovar o valor dessa alternativa logística, competitiva e atraente para clientes de diferentes segmentos”, projetou.



Assine Portos e Navios

fundo transp Intermodal
  Thermo Solutions     Assine Portos e Navios

  Catálogo da Indústria Marítima

 

 

  Antaq

 

Tche Digital

 

 

 

Sinaval   Abratec
Publicidade

Catálogo da Indústria Marítima