Lula e Mujica iniciam conversas sobre construção de porto no Uruguai

Empresários brasileiros e uruguaios devem discutir o projeto
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica, do Uruguai, iniciaram na terça-feira, durante reunião de trabalho no Itamaraty, discussões sobre a instalação de um porto em águas profundas no país vizinho que poderia ser usado para escoamento no caso de uma futura exportação de produtos siderúrgicos. O porto seria construído na região de Rocha.
Os dois presidentes voltarão a conversar sobre o assunto no próximo dia 3 de maio, quando terão novo encontro, em Montevidéu. Espera-se o envolvimento de empresários brasileiros e uruguaios no projeto, com possibilidade de liberação de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
Mujica informou ao presidente Lula que o Uruguai dispõe de importante reserva de ferro que poderá ser explorada ao longo dos próximos 30 anos. O interesse do país vizinho é exportar produtos siderúrgicos com valor agregado. Para isso, a criação do porto é fundamental.
As informações foram divulgadas pelo assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, após jantar oferecido pelo presidente Lula a José Mujica, do qual participou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A visita do presidente uruguaio ao Brasil termina hoje.


Fonte: AGÊNCIA BRASIL

    Terlogs     Mampaey     AAPA
             

Tche Digital

 

 

HPP

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios