Great Ocean

Governador fecha acordo coletivo com 700 trabalhadores portuários

O governador Orlando Pessuti e o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho, assinaram nesta quarta-feira (30) o novo acordo coletivo de trabalho para os funcionários portuários do Paraná. As cláusulas vão beneficiar cerca de 700 empregados da Appa.
Segundo estimativas da autarquia, indiretamente o acordo atingirá mais de 3 mil pessoas, entre familiares e dependentes. “Entendemos que o aumento salarial e a garantia de uma política de empregos e aposentadoria geram um ciclo virtuoso na economia das cidades portuárias. O dinheiro circula e movimenta o comércio local e o setor de serviços, chega no setor produtivo e cria novas oportunidades de trabalho para toda a comunidade”, lembrou Pessuti.
Para reposição das perdas salariais ocorridas entre 1º de junho de 2009 a 31 de maio de 2010, os valores recebidos terão aumento de 8%. O percentual é composto com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período – 5,31% – mais ganho real – 2,69%.
“A Appa respeita e valoriza seus servidores, que são responsáveis pelos excelentes números de exportação e importação de mercadorias e colocaram o Porto de Paranaguá entre os maiores do Brasil. O trabalho destas pessoas é importante não só para o Paraná, mas também para toda economia nacional”, destacou Lobo Filho.
O acordo mantém a data-base da categoria em 1º de junho de cada ano e prevê que o reajuste salarial de 2011 considere as perdas salariais que vierem a acontecer entre junho de 2010 e maio de 2011. A Appa também assegura manter sua política de emprego e compromete-se a não dispensar funcionários de maneira arbitrária, inclusive dos aposentados, salvo casos de faltas graves ou motivo disciplinar.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários, Wilson Morais da Silva, as negociações e a aprovação das reivindicações da categoria são frutos do bom relacionamento do Governo do Estado e da administração dos portos paranaenses com seus funcionários e colaboradores.
“Este é um dia muito significativo. É a primeira vez que um governador vem até Paranaguá e assina um acordo coletivo de trabalho. Em nome de todos os trabalhadores eu só posso agradecer pela compreensão e respeito”, disse Morais da Silva.
O governador e o superintendente assinaram ainda um convênio com o Banco do Brasil para garantir condições especiais de crédito para compra de imóvel aos portuários.

Fonte: Agência Estadual de Notícias


Marintec Navalshore