Porto do Açu

Foz do Iguaçu - Porto Seco otimiza operação

O tempo de permanência dos caminhões para operações de exportação e importação no porto seco de Foz de Iguaçu (PR) foi reduzido entre 30% a 50%. As melhorias na unidade tiveram contribuição dos usuários, que informaram a rotina para otimizar as operações. Na importação noturna, as cargas de grãos passaram a ter prioridade no cruzamento da fronteira com o Paraguai, pela Ponte Internacional da Amizade. Durante as importações noturnas, o tempo de permanência dos caminhões caiu de 18 horas, em abril de 2012, para nove horas, em 2013.

Na liberação de cargas de exportação, o tempo médio de atendimento foi reduzido de 27 para 13 horas, se comparado a abril de 2012. Nas operações de importação diurna, a redução foi de 35%, passando de 57 horas, em 2012, para 37 horas, em abril de 2013.

De acordo com a Elog — Empresa de logística do Grupo EcoRodovias e da BRZ Investimentos que administra a unidade paranaense — as cargas a granel são mais fáceis de serem analisadas, já que não são fracionadas. Após o despacho desses grãos, as demais cargas, que implicam em maior tempo de análise, entram em processo. “Com esse novo posicionamento de prioridade de carga, ganhou-se agilidade em todos os procedimentos”, explica o gerente do porto seco de Foz do Iguaçu, Jorge Luiz da Silva.

A distribuição de senhas de atendimento aos caminhoneiros também favoreceu as atividades de exportação. Com as novas diretrizes, a entrada do veículo só é permitida após a emissão da senha, mediante a apresentação da documentação completa à estação aduaneira.


Rimac


Em operação desde 2002, o porto seco de Foz do Iguaçu tem 150 mil metros quadrados de área total, dois mil m² de armazém, seis rampas cobertas e duas docas com área aberta, 750 vagas para veículos no pátio e silo de 54 metros cúbicos para transbordo de grãos. As principais mercadorias operadas na unidade são: farinha de trigo, milho e trigo, na importação; fertilizantes, papel e cerâmica para exportação.

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