Navalshore

FCA fecha contrato de longo prazo com a Multigrain

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, assinou acordo com a Multigrain, um de seus principais clientes, para transporte de 6 milhões de toneladas de soja e milho nos próximos cinco anos. Cerca de 2,3 mil caminhões serão retirados das estradas brasileiras por mês em consequência da nova opção logística para escoamento de grãos.

Para atender à expansão do transporte dos produtos agrícolas, 300 novos vagões graneleiros entrarão em operação. Eles serão alugados pela Multigrain e serão construídos pela Mitsui Rail Capital (MRC), que pertence à japonesa Mitsui, com participação na Vale, que fará os investimentos nos equipamentos. Esta parceria contribuirá, segundo a FCA, para o aquecimento da indústria brasileira de equipamentos ferroviários, já que os vagões serão construídos no Brasil. A FCA e a Multigrain farão ainda investimentos na modernização de locomotivas e aumento de capacidade da malha ferroviária.

"Este é o primeiro contrato deste tipo que fazemos. A inclusão deste novo volume de grãos é uma mudança significativa no nosso modelo de negócio. Estamos criando capacidade de investimento. Este contrato será relevante futuramente no crescimento do volume transportado e no resultado", disse o diretor-presidente da FCA, Marcello Spinelli. "Trata-se de uma parceria estratégica que vai permitir o desenvolvimento das regiões produtoras e o atendimento às demandas futuras."

O contrato vai possibilitar incremento de 50% no volume de grãos transportados hoje para a Multigrain. A soja e o milho terão origem, principalmente, em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. Os estados do Centro-Oeste serão responsáveis por cerca de 750 mil toneladas por ano de grãos. Da Bahia, virão outras 200 mil toneladas.

EMBARQUE. Os grãos produzidos em Minas Gerais, cerca de 250 mil toneladas anuais, terão como ponto de embarque principal o Terminal Intermodal de Pirapora (TIP), localizado no norte do estado de Minas, e, como destino, o Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Complexo de Tubarão (ES).

O volume de grãos transportados pela FCA no primeiro semestre foi 21,7% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado, quando foram transportadas 2,3 milhões de toneladas. Em 2008, a FCA transportou, no total, cerca de 4,5 milhões de toneladas de grãos. De acordo com Spinelli, ainda não existem projeções de crescimento no transporte de grãos para este ano.

Na semana passada, a FCA fechou contrato com a ED&F Man, empresa que atua no comércio internacional de commodities, para transporte de 1,8 milhão de toneladas de açúcar nos próximos cinco anos. O primeiro embarque foi realizado em 30 de setembro. A carga saiu do Terminal de Aguaí, no interior de São Paulo, para ser transportada via ferrovia até o Porto de Santos.

Com este contrato, a FCA espera incrementar a participação do açúcar em sua receita, já que a ED&F Man ainda não fazia parte do seu portfólio. No primeiro semestre, a ferrovia transportou 645 mil toneladas do produto, volume 89% superior ao que foi transportado no mesmo período do ano passado. Em 2008, foram 904 mil toneladas de açúcar movimentadas.

A negociação com a ED&F Man incluiu a construção de terminal em Aguaí com acesso ferroviário, enquanto a FCA ficou responsável pela reforma dos vagões para o transporte do produto, o que exigiu investimentos em torno de R$ 6 milhões. O novo terminal, inaugurado em agosto, tem capacidade para movimentar 350 mil toneladas de açúcar por ano ou cerca de 60 vagões por dia, sendo cada um com 65 toneladas. Em abril deste ano, a FCA inaugurou o Terminal Intermodal de Pirapora (TIP), no noroeste de Minas. O projeto é uma parceria da Vale com a FCA e o governo do estado. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões, aportados até 2013.(Fonte: Jornal do Commercio/RJ/DANIEL CÚRIO)

 

    Terlogs     Mampaey     Antaq
             

Tche Digital

 

 

HPP

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
             
             

Canal da Portos e Navios no Telegram

Allonda

Cash Computadores

Bombando

Error: No articles to display