Estação das Docas pode ser modelo de revitalização para o Porto de Recife

Nesta quarta-feira (10), às 12h, a Estação das Docas recebe uma comitiva do governo do Estado de Pernambuco, que chega a Belém para uma visita técnica. Formada pela primeira dama, Renata Campos; o diretor presidente do Porto do Recife, Sileno Guedes; o diretor da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, Roberto Lessa, e o secretário Executivo de Operações Urbanas do Governo, Zeca Brandão, a comitiva se reunirá com a direção da Organização Social Pará 2000, instituição que gerencia a Estação das Docas.
Os integrantes do governo pernambucano vieram conhecer o trabalho realizado no complexo turístico situado à margem da Baía do Guajará, pois pretendem usar a experiência do Pará no projeto de revitalização do Porto do Recife.
"A visita tem por objetivo conhecer detalhes do modelo de gestão e sustentabilidade do empreendimento e buscar a troca de informações, visando aproveitar em nosso projeto a experiência exitosa", explicou Sileno Guedes.
Reforma - Segundo ele, a Estação das Docas é um dos exemplos mais importantes de reforma de áreas portuárias a serem conhecidos no Brasil. O porto a ser revitalizado em Pernambuco tem uma área que compreende seis armazéns, já desativados como área operacional. "Devido à localização ao longo do bairro do Recife Antigo (origem da cidade), se avaliou como estratégico para o futuro da cidade a implantação de um empreendimento desta natureza", disse o diretor.
O Porto do Recife S.A. teve seu funcionamento oficializado para atividades portuárias em 1912, mas sua origem tem mais de 400 anos. É um polo de desenvolvimento do Estado, reunindo diversos investimentos como refinaria, estaleiros e mais de 100 empresas. Em Recife estão os terminais de açúcar, milho, barrilha, grãos, cevada, fertilizantes e produtos químicos, além do receptivo de cruzeiros - nesta temporada, 87 cruzeiros chegarão ao porto. A área de cais tem 2.950m de comprimento, com 16 berços de atracação.
(fonte: Ascom/Pará 2000)

 

 

Publicidade

Marintec Navalshore