O Sepetiba Tecon, por intermédio da  Brasil Projects e da CET Brazil Transmissão de Energia, fechou uma parceria com a chinesa State Grid, uma das maiores empresas de energia do mundo, para a importação de cerca de 5 mil toneladas de cargas. O projeto, com previsão de término em outubro, terá no total a atracação de três navios break bulks e descarga de sete transformadores de 800 KVAs, nove reatores e mais de cem contêineres com cargas diversas.

Para receber o carregamento, que foi dividido em três etapas, foi necessário um minucioso planejamento operacional e uma comunicação contínua entre os parceiros envolvidos. Dentre as cargas importadas, já foram descarregados cinco transformadores que pesam 355 toneladas cada. “Essa operação mostra que o terminal possui infraestrutura diferenciada e mão de obra especializada para movimentar cargas especiais”, destacou Marcelo Xavier, gerente operacional do Sepetiba Tecon. Para retirar cada transformador do terminal, foi utilizado um meio de transporte especial formado por carretas linha de eixo com 111m de comprimento, 6m de largura e 5m de altura cada. Segundo Xavier, isto demonstra que, além do excelente acesso marítimo e ferroviário, o Sepetiba Tecon conta também com um eficiente acesso rodoviário.

Todo esse carregamento será responsável pela conexão entre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA) e a subestação de Paracambi na Baixada Fluminense (RJ). Segundo o responsável por cargas de projeto do Sepetiba Tecon, Maurício Pacheco, operações como essa mostram que o terminal está se tornando, cada vez mais, a principal porta de entrada e de saída do estado do Rio de Janeiro, com relevante importância no processo de retomada do crescimento econômico do país.

Comentários


Schottel

Assine Portos e Navios



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

ABTP

Sobena

Terra Firma Abratec