MSC

Equipamento para monitorar correntes marinhas e ondas é instalado no Porto de Imbituba

A SCPAR Porto de Imbituba concluiu a instalação de um Perfilador de Corrente Marinha (Acoustic Doppler Current Profiler - ADCP) próximo ao canal de acesso do Porto de Imbituba. O objetivo é medir a intensidade e direção das ondas e correntes marinhas que atuam na enseada do Porto.

O ADCP foi instalado junto à poita (peso de ferro/âncora) da boia encarnada de sinalização náutica, especialmente preparada para receber o equipamento de captação dos dados, e passou a integrar a metodologia do Programa de Monitoramento das Condições Hidrodinâmicas, um dos 18 controles ambientais realizados pela autoridade portuária.

Camila Amorim, oceanógrafa e gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba, ressalta a importância da geração contínua e em tempo real de dados de correntes e ondas. “Com o ADCP instalado podemos monitorar e entender melhor a situação hidrodinâmica do sistema aquaviário do Porto de Imbituba, podendo até prever condições extremas e tornando as operações portuárias ainda mais seguras”, complementa.

As informações coletadas pelo ADCP estarão disponíveis em breve para os trabalhadores portuários envolvidos nas manobras dos navios, como práticos e rebocadores.


Rimac


Priner     Terlogs     Mampaey     AAPA
             

ABTL

 

 

Sobena

 

  Stolthaven   Assine Portos e Navios
             
             

Canal da Portos e Navios no Telegram

Dragabras

Cash Computadores

Bombando

Error: No articles to display