Marintec Navalshore

Docas do Rio e Marinha aprovam anteprojeto de sinalização náutica para o Porto do Rio de Janeiro

Representantes da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), da Praticagem do RJ, dos Terminais de Contêineres e da Marinha aprovaram o anteprojeto de sinalização náutica do Canal de Cotunduba. A apresentação do anteprojeto aconteceu na última sexta-feira (16) durante reunião do Grupo de Trabalho responsável por desenvolver ações de melhoria do acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro e do tráfego marítimo na Baía de Guanabara.

Com a aprovação do anteprojeto, a empresa Precursore vai desenvolver a versão final do projeto, que deverá ser apresentado já no início de setembro. A nova sinalização náutica prevê a inclusão de transceptores AIS AtoN nas boias hoje existentes e acrescentar novas boias articuladas com o mesmo dispositivo, agregando inovação tecnológica com redução de custos para implantação e manutenção.

“O projeto vai promover uma navegação mais segura e eficiente das embarcações no Canal de Cotunduba, especialmente no período noturno”, explicou o Gestor de VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Santiago Villas-Bôas, que lidera o grupo de trabalho.

Ainda durante o encontro, Villas-Bôas atualizou os presentes sobre o andamento do projeto de implantação do VTMIS no Porto do Rio de Janeiro, que envolverá um centro de controle operacional e modernos equipamentos como radares, sensores, marégrafos, boias meteo-oceanográficas e câmeras de longo alcance e alta definição.

A reunião tratou também sobre a condução dos testes e medições para a implementação do calado dinâmico no Porto do Rio de Janeiro (sistema ReDRAFT®) e no Porto de Itaguaí (sistema DUKC®), cujos estudos devem ser finalizados em poucos meses.

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

Envie uma pauta

Assine Portos e Navios

Antaq

Tche Digital

Sobena

Sinaval Abratec