Diaz palestra em Encontro Nacional de Praticagem

O deputado federal Cláudio Diaz (PSDB-RS) irá palestrar hoje durante o 36º Encontro Nacional de Praticagem, que ocorre no Rio de Janeiro. Diaz ocupa também o cargo de vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
O deputado atua ainda como relator na Comissão de Viação e Transportes, do Projeto de Lei Nº 1.636/07, que modifica a Lei nº 9.537, de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional, relativamente ao serviço de praticagem. “O prático é um profissional que tem sobre si a enorme responsabilidade de conduzir com segurança a embarcação de terceiros por área que oferece risco à navegação”, lembrou Diaz.
Entretanto, o deputado salientou que o papel do prático é ainda mais importante. “Sua capacitação precisa estar a serviço, em primeiro lugar, da segurança de todas as pessoas e instalações que se acham na zona de praticagem. Dado o caráter estratégico e de utilidade pública do serviço de praticagem – não por acaso submetido à tutela da autoridade marítima – penso que a independência do prático em relação àquele para quem presta serviço é condição favorável, se não essencial, a que se frustrem quaisquer tentativas de colocar, nesse contexto, o interesse privado à frente do interesse público”, avaliou Diaz.

Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS

    Terlogs     Mampaey     Antaq
             

Tche Digital

 

 

HPP

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios