Abratec

Desestatização da Codesa abre oportunidade para o mercado de gás

O Porto de Vitória está se preparando para abrir oportunidades ao novo mercado de gás no Espírito Santo. Estima-se que os investimentos em infraestrutura portuária, aliados ao dinamismo que a concessionária portuária terá para celebrar acordos comerciais, trarão oportunidades de negócios para os players que integram a cadeia logística de suprimento de gás. Foi o que afirmou o presidente da Codesa, Julio Castiglioni, na tarde desta quarta-feira (28) no webinar temático Infraestrutura e o Novo Mercado de Gás, promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás e Sebrae.

Segundo Castiglioni, o mercado de gás viverá, em breve, grande fase de oportunidades com a descentralização da oferta do produto, antes submetida ao monopólio da Petrobras. “A Codesa trabalha para ofertar a infraestrutura necessária para atender aos players que vão nos procurar e fará isso com o dinamismo que o mercado exige, ou seja, mediante negociações que atendem a uma racionalidade privada, sem, contudo, perder de perspectiva a função social do Porto de Vitória. É o que se pretende alcançar com a desestatização da Codesa”, frisou, para completar em seguida: “Estamos criando um novo modelo de exploração dos Portos de Vitória, Capuaba e Barra do Riacho, que os tornarão mais atrativos para projetos tais como terminais de regaseificação, usinas termoelétricas e implantação do conceito de porto-indústria com uso intensivo de gás em seus processos produtivos”.

Para o presidente da Codesa, “preparar o Porto de Vitória” passa, sobretudo, pela desestatização da Autoridade Portuária para que, via modelo private landlord, o concessionário possa ter liberdade de agir e negociar sem os entraves burocráticos que travam a competitividade da autoridade portuária.

Recentemente, o governo do estado criou a Companhia de Gás do Espírito Santo (ES GÁS), sociedade de economia mista que passou a ser a nova concessionária para a distribuição de gás natural canalizado no Espírito Santo. O webinar Infraestrutura e o Novo Mercado de Gás faz parte da programação do Oil & Gás Week 2020 | Espírito Santo, promovido pela Findes e que acontece de 26 a 29 de outubro.


Rio Oil & Gas 2020


Fonte: Coordenação de Comunicação da Codesa


Marintec Navalshore