De olho no etanol, princípe belga visita o Brasil

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) recebeu na sexta-feira (21/05) a visita do príncipe Philippe da Bélgica junto com comitiva formada por autoridades diplomáticas e cerca de 30 empresários de diversos setores, incluindo representantes dos principais portos do país europeu.
A visita ao Porto de Santos ocorreu em função do forte interesse da Bélgica na importação de etanol brasileiro. A Europa está para definir o percentual do produto que deverá compor a mistura com combustível fóssil e o Brasil é estratégico para suprir essa demanda. Em contrapartida, a comitiva trouxe para terras brasileiras empresas de serviço belgas, interessada principalmente na área de construção, transporte e infraestrutura.
A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, e pelo prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa. Serra destacou a importância de parcerias com os portos belgas, não apenas para incremento das relações comerciais com uma das principais portas de entrada para a União Européia, mas também pela larga experiência da Bélgica no desenvolvimento de treinamento e qualificação profissionais em portos e nos setores de dragagem e recuperação ambiental.
As informações sobre o Porto de Santos, seu estágio de desenvolvimento, participação econômica e demandas futuras foram apresentadas pelo presidente da Codesp. Também foram mostrados os projetos de remediação de solo e implantação de terminal da Brasil Terminal Portuário (BTP) que conta com serviços executados por empresas da Bélgica.

Fonte: Correio Braziliense


Marintec Navalshore