Congresso Latino Americano de Portos (AAPA) divulga programação completa

O XXVIII Congresso Latino Americano de Portos (AAPA Latino), que será realizado entre os dias 19 a 21 de novembro em Miami, Estados Unidos, confirma programação que conta com palestras de representantes do Ministério da Infraestrutura e demais entidades brasileiras. São aguardados para o encontro mais de 400 líderes portuários de todo o mundo.

O objetivo do congresso é reunir lideranças e especialistas portuários para debater os principais projetos que vêm sendo desenvolvidos internacionalmente na área e possibilitar a exposição comercial dos fornecedores mais representativos do setor. Durante o encontro, os participantes também terão a oportunidade visitar o Porto de Miami.

A programação será aberta com um debate sobre “O novo cenário econômico global e as perspectivas para o futuro do transporte marítimo e dos portos”. Para esta discussão, foram convidados como conferencistas nomes importantes como o de Ricardo Sánches, Oficial Superior de Assuntos Econômicos, da Divisão de Comércio, Integração e Infraestrutura da Cepal, das Nações Unidas; Kath Metcalf, presidente e CEO da Chamber of Shipping oh America; e de Joshua Hurwitz, Consultor e Assessor Comercial da Moffatt e Nichol. A sessão será mediada por Chris Connor futuro presidente da AAPA.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

O painel sobre “Projeto portuários na América Latina” contará com a presença do Assessor Fiscal do Ministério da Infraestrutura do Brasil, Disney Barroca Neto, além do Coordenador Geral de Portos e Marinha Mercante do México, Héctor Lopes e do subsecretário de Transporte do Chile, José Luis Dominguéz Covarrubias. A mediação será de responsabilidade do Chefe da Secretaria e da Comissão Interamericana de Portos – CIP/OEA, Jorge Durán.

Para apresentar um panorama sobre a realidade portuária na América Latina, foram convidados representantes do Brasil, como é o caso do presidente da Federação Nacional de Operações Portuárias (FENOP), Sergio Aquino, que vai abordar o tema sobre “O modelo portuário brasileiro: desafios e oportunidades; além do presidente do diretório de empresas portuárias de Santo Antonio, Francisco Silva Donoso; do presidente do Consórcio de Gestão do Porto da Bahia Branca, Miguel Donadío, e do Presidente da PTP Grupo, Guilhermo Misiano. A mediação será do Presidente de Administração Nacional dos Portos do Uruguay, Alberto Díaz.

As questões ambientais ligadas às atividades portuárias também serão discutidas no painel “Mudanças climáticas e suas consequencias nas operações portuárias”. Para o debate foram convocados o presidente e CEO da Gary Lagrange, Gary P. LaGrange; o Sócio-diretor de Sistemas Integrados de Gestão Ambiental do México, Gabriel Quadri de la Torre e representante da CMA CGM. A mesa será mediada pelo presidente eleito da delegação latino-americana da AAPA, Francisco Javier González.

O debate sobre as novas tecnologias para o setor portuário também estará presente em dois painéis: o “Logística 4.0 revoluciona o setor: como se adapta a Indústria”, que contará com participação do especialista em transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Augustina Calatayud.; do Sócio da Click e Connect, Kris Kosmala; do Diretor executivo do Porto de Long Beach, Mario Cordero; o Chefe de desenvolvimento de negócios portuários (INDRA), Espanha, Luiz Pérez e do vice-presidente de política global e comércio da Hudson Analyties, Andrew Baskin.

Já “Experiências em automação do porto de Rotterdam e o modelo de portos inteligentes " é o tema da palestra do diretor do Porto de Rotterdam, René Van Der Plas.

Além dos painéis e debates acima serão discutidos outros temas relacionados ao setor portuário no mundo, a partir das experiências de vários países.

Para participar, as inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas através do site do Congresso: www.aapalatinoamerica.com

Comentários

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Pesa

Syndarma

OTC Brasil

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

ABTP

Sobena

Sinaval Abratec