Marintec Navalshore

Complexo Portuário de Itajaí realizará 2ª manobra especial nesta terça

A Superintendência do Porto de Itajaí e a Marinha do Brasil marcaram para esta terça-feira (28) a segunda manobra especial na nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí.

O canal de acesso ficará interditado durante o período da manobra, limitando a no máximo três horas. A exemplo da primeira manobra ocorrida com sucesso em 16 de janeiro, para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará impedido para as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira.

O segundo teste será realizado pelo navio de bandeira da Libéria, "MSC Arica" (299,18 metros e 48,20 metros de largura), do armador MSC. Vindo do Porto de Rio Grande (RS), sua atracação ocorreu por volta de 11 horas da manhã da segunda (27) no berço 2 da Portonave, de onde desatracará às 09 horas desta terça. A embarcação será rebocada e seguirá de ré até a área da bacia, dando sequência para o giro de 180 graus da manobra. Após o término da manobra seguirá seu trajeto marítimo para o Porto de Paranaguá (PR).

Publicidade

Marintec Navalshore

 

“Ficou evidenciado que a manobra é segura e viável. Nós vamos autorizar todas as próximas cinco manobras, com suas respectivas datas previstas. As datas serão definidas mediante a disponibilidade das embarcações e a programação da autoridade portuária de entradas e saídas. Com o comunicado e anuência da autoridade portuária para a Marinha, pedimos sempre um prazo de até quatro dias para que então possamos emitir o aviso aos navegantes e todas as condições de segurança”, pontuou o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí e Capitão de Fragata, Thales da Silva Barroso Alves.

Acredita-se que todo a duração desta segunda manobra ocorra em até uma hora e 40 minutos.

Estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução. Assim como a primeira, todas as operações serão totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e Portonave) e empresas de rebocadores.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14 metros.



Assine Portos e Navios

fundo transp Intermodal
  Thermo Solutions     Assine Portos e Navios

  Catálogo da Indústria Marítima

 

 

  Anuncie PN

 

Tche Digital

 

 

 

Sinaval   Abratec
Publicidade

Marintec Navalshore