Começa obra de recuperação

Escavação nos berços foi iniciada ontem, conforme prometido

Conforme o prometido, as obras dos berços 1 e 2 do Porto de Itajaí começaram ontem. Operários do Consórcio TSCC, responsável pela obra, trabalhavam ontem na escavação do terreno por onde passarão as estacas de sustentação do novo cais.

Esta etapa da obra deveria ter começado dia seis de outubro. Contudo, houve atraso na compra das estacas, parte adquirida no Espírito Santo e outra parte na Europa. A previsão é de que esta etapa se estenda até fevereiro de 2010, conforme cronograma apresentado pela Secretaria Especial de Portos (SEP).

Os berços 1 e 2 do Porto de Itajaí foram destruídos com a enchente do novembro de 2008. As primeiras estacas que marcaram o início da reconstrução do porto foram instaladas no dia três de setembro. Uma equipe de técnicos da SEP, juntamente com funcionários do porto e do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias fizeram um teste com o objetivo de determinar oficialmente o tamanho dos equipamentos.

A expectativa do Consórcio TSCC, formado pelas empresas Triunfo, Serveng Civil San e Constremac, é de que estacas sejam cravadas entre 52 e 53 metros de profundidade.

A polêmica em torno do tamanho exato das estacas ? que determina grande parte do custo da obra ? provocou o atraso no início das obras de reconstrução do cais. O consórcio defendia estacas de 50 metros, enquanto o projeto original previa estacas de 32 metros.

A primeira leva de estacas foi comprada em Vitória (ES). Elas estão chegando por caminhões e sendo descarregadas no canteiro de obras montado no porto. Além desse material, estão chegando em Itajaí as estacas prancha metálicas, compradas em Luxemburgo, há um mês.(Fonte: Diário Catarinense/RAFFAEL DO PRADO)

 

    Terlogs     Mampaey     AAPA
             

Tche Digital

 

 

HPP

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios