Navalshore

Codesul quer viabilizar ferrovia entre os Estados

Campo Grande (MS) - O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) retomou ontem (10) as reuniões de trabalho, em Florianópolis (SC), repassando a presidência rotativa ao governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. Na ocasião será discutida a viabilização de uma ferrovia pública de gestão compartilhada entre os quatro Estados: a transformação da Ferroeste em Ferrosul. A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) representará o governador André Puccinelli na ocasião.

A Ferroeste – empresa ferroviária pública do Paraná, segundo decisão dos governadores, passará a ser uma empresa de propriedade dos quatro Estados do Codesul (PR, SC, RS e MS), mudando sua denominação para Ferrosul. A gestão da empresa será realizada conjuntamente pelos quatro Estados e terá como objetivo planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos no território dos quatro Estados. Para isso, o governo do Paraná alterará a lei de criação da Ferroeste e os demais Estados aprovarão leis autorizativas de sua participação na empresa. Uma resolução deverá ser assinada durante a reunião para acolhimento das sugestões do grupo de trabalho.

A criação da Ferrosul visa impulsionar um conjunto de projetos ferroviários que já se encontra em andamento. Um deles é a ligação de Mato Grosso do Sul e do Paraguai ao Porto de Paranaguá, a ferrovia da integração que conectará o interior de Santa Catarina ao porto de Itajaí, a ferrovia litorânea catarinense e nova ligação com o Porto do Rio Grande.

“A implantação desse novo modal ligando os Estados do Codesul vem cobrir uma lacuna no setor de transporte brasileiro, devendo contribuir para a redução dos custos dos produtos a serem exportados por Mato Grosso do Sul, reduzindo também os custos dos bens necessários ao processo produtivo sul-mato-grossense, sanando o que é hoje um dos nossos principais gargalos na busca da desejada competitividade no cenário mundial”, argumenta Tereza Cristina.

Sobre o Codesul
O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul-BRDE) foi criado em 1961, através de um convênio entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o Estado de Mato Grosso do Sul passou a integrar o conselho.
Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o Codesul constitui-se num foro especial à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.
O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. O governador sul-mato-grossense, André Puccinelli, presidiu o conselho durante o ano de 2008, substituindo a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (gestão 2007). Atualmente a presidência é ocupada pelo governador do Paraná, Roberto Requião (gestão 2009). A programação acontece das 15h30 às 18 horas no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis/SC.

Com informações do Codesul/Ferroeste. Acesse www.codesul.com.br. (fonte: Pantanal News)

 

 

 



 

 

 

    Terlogs     Antaq     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Sinaval

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
             
             

Metalock

Navalshore

Cash Computadores

Bombando

Error: No articles to display