Bimco

Carga viva: Santos multa empresa em R$ 1,4 milhão por maus-tratos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Santos multou a empresa Minerva Foods em R$ 1.469.118,00 por irregularidades no transporte de carga viva para o Porto de Santos. De acordo com a Prefeitura, a medida é resultado da força-tarefa que, no último final de semana, vistoriou e fotografou dezenas de caminhões que transportaram gado para embarque ao exterior.

A fiscalização, que contou com a presença de veterinário, constatou que houve maus-tratos aos animais durante o transporte, infringindo o Código de Posturas (3531/68), em seu artigo 300, incisos 11 e 15.

De acordo com a Prefeitura, durante a fiscalização, foi constatado que os animais estavam estressados, excessivamente cansados e que as carrocerias dos caminhões usados no transporte dos animais estavam mal ventiladas.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

Ainda segundo a Administração Municipal, a empresa também infringiu o artigo 10 do Código de Posturas ao despejar dejetos animais em via pública, contaminando a rede de drenagem.

Cerca de 27 mil animais chegaram a Santos entre a última sexta-feira (26) e esta terça-feira (30), quando está previsto o encerramento do embarque.

Resposta

Procurada, a Minerva Foods informou que, ''em seu processo para exportação de bois vivos, o manejo do gado segue todos os procedimentos adequados para preservar o bem-estar dos animais durante o embarque e no decorrer da viagem até o destino, sendo certo que os veículos utilizados no transporte até o Porto são lavados e desinfetados antes do carregamento, com produtos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)''.

Fonte: A Tribuna

 

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Pesa

Tche Digital

Seminário de Metanol

Aapa

Abeam

Sobena

Sinaval Abratec