Great Ocean

Caixões de concreto - Açu inicia nova etapa construtiva

O porto do Açu (RJ), localizado no norte-fluminense, a cerca de 315 da capital, prepara-se para nova etapa de obras, com o recebimento de nove caixões de concreto armado, pesando mil toneladas, que serão utilizados em suas fundações. As estruturas deixaram o porto de Algeciras, na Espanha, país em que foram construídos, para uma viagem de 15 dias até o destino final. Os prodecimentos foram iniciados em meados de abril.

Na primeira viagem foram despachados cinco caixões de concreto armado com um volume de 3.722 metros cúbicos, pesando 9.871 toneladas. Os caixões foram embarcados em um navio semissubmersível medindo dois campos de futebol de comprimento, para uma viagem de quase oito mil quilômetros. Como resultado deste projeto, Açu será o terceiro maior porto do mundo e o maior das Américas, com uma capacidade anual de 350 milhões de toneladas. A construção dos tubulões em porto de Algeciras gerou mais de 700 empregos diretos e indiretos.

No total, serão utilizados 49 tubulões de concreto armado, que formarão a base do porto do Açu. Açu ainda não está preparado para atracar as embarcações de produção de fundações submersas, mas as próximas unidades serão produzidas localmente. Os caixões têm 45 metros de comprimento, 24 de largura e 18 de altura.

O navio transportador, o Black Marlin, tem 217,5 metros e submerge parcialmente a uma profundidade de cerca de 12 metros, durante o processo de carregamento e, uma vez concluído, ele volta a subir até a superfície. Os quatro caixões restantes serão despachados até meados de maio em uma segunda viagem.


Porto do Açu


A FCC é a empresa que lidera o consórcio que irá completar esse complexo projeto de engenharia civil. O projeto inclui a construção de um cais de 2.438 metros linear a apartir dos 49 tubulões de concreto armado e um dique de 600 metros. O contrato também inclui a dragagem de mais de 4,1 milhões de metros cúbicos para atingir uma profundidade média de 31 metros, as obras de superestrutura, um dique e o fornecimento de equipamentos náuticos e boias.

O porto está localizado dentro do complexo industrial do Superporto do Açu, que abrange 90 quilômetros quadrados e será constituído por dois terminais, com 17 quilômetros de cais e 40 berços, com capacidade para receber navios de até 400 mil toneladas. Como resultado deste projeto, Açu será o terceiro maior porto do mundo e o maior das Américas, com uma capacidade anual de 350 milhões de toneladas.

Priner     Terlogs     Mampaey     AAPA
             

Tche Digital

 

 

Sinaval

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios