Curso H

Cade aprova parceria entre Rumo e Caramuru para terminal rodoferroviário

Uma parceria firmada entre as companhias Rumo e Caramuru para a construção de um terminal de transbordo rodoferroviário de cargas, em São Simão (GO), foi aprovada pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Rumo oferece serviços logísticos de transporte ferroviário de cargas em vários locais no Brasil. Já a Caramuru atua nas atividades de commodities, em especial de derivados de soja e milho, de produtos alimentícios para consumo e de insumos para indústrias alimentícias.

O negócio envolveu o Terminal São Simão, que terá por escopo o atendimento de carga sólida de origem vegetal, como soja, milho e outras, e se dará como investimento discricionário e de suporte ao funcionamento do trecho central da Ferrovia Norte-Sul. A parceria entre essas empresas envolve recursos financeiros no qual a Rumo ficará responsável por explorar os serviços de transporte ferroviário de uma parte do trecho da Ferrovia Norte-Sul e tem obrigações regulatórias de investir na infraestrutura necessária para atendimento adequado aos clientes que busquem esse serviço.
A Superintendência do Cade verificou que o negócio não deverá dificultar as atividades de outras empresas que atuam no setor ferroviário e que ele também não vai causar qualquer problema aos usuários de serviços dessas companhias. “Considerando as atuais e futuras participações das partes nos mercados analisados, conclui-se que a presente operação não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial”, ressaltou o órgão antitruste em despacho no qual deu aval para a realização deste negócio.

Fonte: Valor


Marintec Navalshore