Aprofundamento do canal de acesso ao porto é tema de reunião com terminais

Com a proximidade da conclusão da dragagem de aprofundamento de 14 para 16 metros do canal de acesso ao porto rio-grandino, prevista para abril deste ano, a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) reuniu na tarde de ontem, em sua sede, os representantes dos terminais portuários para discutir o tema. O objetivo da reunião foi de mobilizar os terminais para que estejam preparados frente ao novo calado que será estabelecido pela SUPRG após a conclusão da dragagem.
De acordo com o superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, o porto, como um todo, sofrerá grandes mudanças com a nova demanda que surgirá a partir do aumento do calado. “Por isso, iniciamos essa discussão. Estamos nos adiantando para debatermos os pontos que precisam ser melhorados para atendermos bem os nossos clientes. Não adianta esperarmos a conclusão da obra para depois começarmos a pensar o que faremos”, salientou Ramis.
Na reunião, os terminais, de forma unânime, comprometeram-se a tomar as medidas necessárias para estarem aptos a receberem navios de maior porte. Além disso, sinalizaram que já estão se preparando comercialmente para atraírem novas cargas para o porto gaúcho. Além do aprofundamento, foi discutida uma nova sinalização para o canal de acesso ao porto rio-grandino, com a utilização de boias inteligentes, o que já está sendo tratado pela SUPRG.
Com a nova sinalização e o aprofundamento, o objetivo é minimizar os dias de impraticabilidade da Barra do Rio Grande, garantindo maior operacionalidade, agilidade e competitividade ao Porto do Rio Grande.
(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)