As obras de revitalização da avenida Bento Rocha avançaram e o bloqueio que estava na avenida Coronel Santa Rita foi estendido até a rua Ludovica Bório. Com isso, o acesso ao Porto de Paranaguá é feito em pista simples, somente na faixa da esquerda. Já o sentido contrário foi completamente bloqueado.

O retorno dos caminhões acontece somente pela avenida Manoel Ribas e os veículos que precisam passar pelo Pátio de Limpeza do Porto de Paranaguá devem entrar pela avenida Coronel Santa Rita e acessar a rua José para a rua Ludovica Bório.

REESTRUTURAÇÃO

 

A avenida Bento Rocha, da ponte do Rio Emboguaçu até a avenida Portuária, terá novo pavimento de concreto, nova sinalização vertical e horizontal e nova ciclovia em 2,9 quilômetros de extensão. Ao todo, os investimentos somam R$ 15,9 milhões na revitalização. Todos os recursos utilizados são da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), com projeto e execução coordenados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

A obra foi dividida em fases, para minimizar o impacto no trânsito e na vida dos moradores da região. O primeiro trecho já passou pela drenagem necessária e agora será concretado.

De acordo com o diretor-presidente da APPA, Lourenço Fregonese, a revitalização da Bento Rocha é fundamental para a cidade e para a movimentação de cargas no Porto. “É uma obra muito esperada para a logística de escoamento da produção, para a mobilidade urbana em Paranaguá e, especialmente, para a segurança da população”, ressaltou ele.

ACESSO

A avenida Bento Rocha é a principal via de acesso ao Porto de Paranaguá, com trafego de até 3 mil caminhões por dia. São mais 120 mil toneladas transportadas diariamente, em especial grãos, que passam pela pesagem e controle no Pátio de Triagem.

Foto: Ivan Bueno / APPA

Desde a última obra, em 2004, a quantidade de cargas movimentadas em Paranaguá aumentou 70%, chegando à 50 milhões no último ano. A previsão da Appa é movimentar 80 milhões de cargas em 2030 e a melhoria dos acessos aos terminais paranaenses é uma das prioridades para o crescimento.

VIADUTO

Além da intervenção na avenida Bento Rocha, também está em execução a construção do viaduto na entrada da cidade, onde a BR-277 se divide entre as avenidas Ayrton Senna da Silva e Bento Rocha, para melhorar o fluxo de carros e caminhões. Nesta estrutura, são aplicados R$ 12,7 milhões, também com recursos da Appa e fiscalização do DER-PR.

Fonte: 24horas

Comentários


Cash Computadores



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

Abeam

Sobena

Terra Firma Abratec