Bimco

Após 20 anos, 27 mil toneladas de eucalipto serão exportadas do Porto de Ilhéus para a Europa

O Porto de Ilhéus, no sul da Bahia, voltou a fazer o transporte de toras de eucalipto para exportação após 20 anos com o serviço interrompido, pois não havia demanda. A informação é da direção da Intermarítima Portos e Logística, operadora do terminal.

Conforme informou o diretor operacional da Intermarítima, Regilmar Costa, 27 mil toneladas de eucalipto serão exportadas para Portugal. Até esta terça-feira (18), já estavam no porto 25 mil toneladas da árvore que chegaram da cidade de Montes Claros (MG).

Segundo Regilmar, a procura de Portugal pelo eucalipto do Brasil ocorre por conta de leis ambientais do país europeu que restringem a plantação.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

Costa disse ainda que as toras do eucalipto começaram a chegar no porto no dia 3 de maio deste ano, há pouco mais de um mês. A exportação está prevista para 4 de julho e eles têm até o dia 30 de junho para alcançar o número esperado para o carregamento, que é de 27 mil toneladas.

Diariamente, 18 carretas carregadas com eucalipto chegam ao Porto de Ilhéus. Com essa exportação, o faturamento do porto será de cerca de R$ 300 mil. Outra viagem já está prevista para 26 de agosto.

"Serão duas exportações experimentais. Dando tudo certo nessas duas viagens que tem Aveiro [Portugal] como destino, faremos, ao menos, outras oito exportações", explicou Regilmar.

Sérgio Fiqueiredo, gerente administrativo do terminal, explicou o papel do local para exportação.

"O porto cede o espaço e disponibiliza condições para o exportador através da operadora portuária. A geração de emprego começa na origem [do eucalipto] já que são cinco anos de plantio para se chegar a colheita. Aqui no porto, nós conseguimos aumentar o volume de empregados portuários, ligados a operação contratada pela Intermarítima, e vamos gerando recursos disponibilizando espaço, tempo, organização e segurança", disse.

Fonte: G1

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

ABB

Assine Portos e Navios

Syndarma

OTC Brasil

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

Abeam

Sobena

Sinaval Abratec