Marintec Navalshore

Aceleração - Exportações em Paranaguá crescem

As exportações pelo porto de Paranaguá tiveram alta de 42,45% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os embarques no último mês somaram mais de 2,3 milhões de toneladas, enquanto em agosto de 2008 esse volume foi de pouco mais de 1,6 milhão de toneladas. Os granéis sólidos, especialmente soja e milho, foram os principais responsáveis pela expressiva variação no volume movimentado, aumentando em 157,91% o embarque do milho e 154,52% o embarque da soja.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Otmar Hubner, este ano, apesar de exportar bem, os produtores foram fechando as vendas da soja de forma mais lenta, esperando que o preço melhorasse. Como essa expectativa não se confirmou — havendo inclusive queda em julho em relação a junho —, os produtores decidiram acelerar a comercialização em agosto, temendo novo recuo no preço. Os bons resultados acontecem graças ao acumulado do ano, já que se comparado com julho, agosto apresentou uma queda de 18,8% nas exportações de soja.
Os resultados positivos são resultados de uma maior entrada da China, principal comprador da soja brasileira, no mercado internacional. Das 4,3 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a julho (os dados de agosto em relação a mercados ainda não estão consolidados), 2,2 milhões de toneladas tiveram como destino o país asiático.

 

Assine Portos e Navios

fundo transp Intermodal
  Thermo Solutions     Assine Portos e Navios

  Catálogo da Indústria Marítima

 

 

  Anuncie PN

 

Tche Digital

 

 

 

Sinaval   Abratec
Publicidade

Marintec Navalshore