Pré-sal vai responder por até 60% da produção neste ano

A Petrobras prevê que a fatia do pré-sal na produção total de petróleo vai subir dos atuais 49% para até 60% neste ano. O diretor de Produção & Exploração, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, lembrou que a meta da estatal é chegar a 2,8 milhões de barris diários de óleo e gás neste ano, patamar que já foi alcançado nos primeiros dias de maio. A partir de agora, a estatal vai divulgar os dados de produção a cada três meses e não mais mensalmente.

No primeiro trimestre deste ano, a estatal registrou produção de 2,5 milhões de barris diários, queda de 5% na produção em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo Oliveira, o recuo ocorreu por conta do volume de paradas programadas e da venda de ativos. Mas, a partir de agora, a tendência é de aumento de produção, ja que entraram em operação sete plataformas nos últimos 11 meses. Além disso, a estatal pretende colocar em operação mais 11 unidades até 2023.

- Tivemos um comissionamento (instalação) das plataformas mais demorado nas novas plataformas, pois são mais complexas. Mas isso já está solucionado E tivemos paradas programadas que foram em maior quantidade. Quando olhamos para o futuro, com as sete novas plataformas, a produção em maio ja está em 2,8 milhões de barris de petróleo e gás. Isso é importante. Vamos entregar nossa meta de produção. No início do próximo semestre, vamos ter mais paradas programadas, mas isso já está dentro de nossa projeção - destacou Oliveira.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

Petrobras compra pacotes geológicos em Israel e Guiana

Embora a companhia esteja voltada para o desenvolvimento do pré-sal e vendendo ativos no exterior, a Petrobras comprou pacotes geológicos e o geofísicos em áreas de Israel e Guiana. Castello Branco destacou que isso não significa mudança na política da companhia, que é o investimento no país. O presidente Jair Bolsonaro, em visita recente a Israel, disse que a Petrobras poderia investir no país. Perguntado se o investimento em Israel seria por conta de um pedido de Bolsonaro, Castello Branco disse que não.

— Amigos amigos, negócios à parte. Não temos a estratégia de virar uma empresa global. Uma coisa é pesquisa, querendo saber e conhecer mais as características de outros lugares onde são províncias de petróleo e gás não convencional. Queremos conhecer. Não há mudança de politica. No momento, não há intenção de investir fora do brasil. Não temos dinheiro — disse Castello Branco.

Plano de demissão voluntária já está aberto

Eberaldo Neto, diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, disse que o novo plano de demissão voluntária já está aberto. Segundo ele, o foco desse novo plano, que vai até junho de 2020, é atingir os funcionários já aposentados. Para ele, são cerca de 7.460 funcionários elegíveis.

- Esperamos uma adesão de 60% desse grupo. Esperamos uma economia até 2023 de R$ 4,08 bilhões -- disse Eberaldo, lembrando que a Petrobras controladora tem hoje 47,2 mil funcionários.

Fonte: O Globo

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Leia mais reportagens da edição impressa

Cash Computadores

Kincaid

Consórcio Águas Azuis

Container Institute

Envie uma pauta

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

Abeam

Sinaval

Fenavega Abratec