Abratec

Pré-Sal Petróleo inova na geologia com ambiente em nuvem para processar dados de petróleo e gás da União

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) está adotando um ambiente em nuvem para fazer o armazenamento e processamento remoto de dados dos reservatórios de petróleo e gás que contam com a participação da União. A empresa acaba de assinar contrato com a Schlumberger para implementação do ambiente cognitivo de E&P chamado DELFI, que permitirá à equipe técnica acesso ao software Petrel e a diversos aplicativos de petrofísica e engenharia de reservatórios.

Com esta inovação, os profissionais da PPSA poderão fazer a interpretação e modelagem geológica/geofísica dos reservatórios dos 17 contratos de partilha que estão sob gestão da empresa, de modo colaborativo e à distância. A iniciativa é pioneira na América Latina.

Segundo o diretor Técnico e de Fiscalização da Pré-Sal Petróleo, Paulo Carvalho, a adoção do ambiente em nuvem é mais uma ação do planejamento estratégico da PPSA rumo à jornada de transformação digital da empresa. “Estamos em linha com a orientação do governo de investir na digitalização. Vamos utilizar os dados e os inúmeros insights que poderão ser obtidos com o acesso ao ambiente de E&P cognitivo DELFI para melhorar nossa eficiência operacional e tomada de decisão. Adicionalmente, esta iniciativa permitirá a otimização do espaço de armazenamento e aumentará a segurança dos dados, fundamental diante da obrigatoriedade de sigilo de informações dos contratos”, afirma Carvalho

Como gestora dos contratos de partilha de produção, a empresa realiza o acompanhamento e auditoria técnica dos projetos. Para isso, é necessário utilizar softwares que possibilitem a construção de modelos geológicos/geofísicos de reservatórios dos campos de petróleo. Estes estudos também são fundamentais para que a PPSA possa determinar com mais precisão a participação da União em jazidas compartilhadas nos Acordos de Individualização da Produção. A empresa conta com 17 profissionais dedicados nas superintendências de Exploração e Reservatórios, entre geólogos, geofísicos, petrofisicos e engenheiros de reservatórios que analisam continuamente as jazidas dos CPPs e das áreas compartilhadas.


Catálogo da Indústria Marítima



Marintec Navalshore