Bimco

Consórcio de Libra dá início à fase 2 de Mero

A Petrobras e seus parceiros tomaram uma decisão de investimento para a segunda fase do projeto Mero no bloco de Libra em águas ultraprofundas no pré-sal da bacia de Santos. A localização é de 180 quilômetros ao largo da costa do Rio de Janeiro.

A decisão dá sequência ao sistema de produção do FPSO "Pioneiro de Libra" no campo em novembro de 2017, e à primeira fase completa do projeto (Mero 1).

A SBM Offshore assinou uma carta de intenção com a Petrobras para um contrato de arrendamento de 22,5 anos e operação do FPSO "Mero 2".

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

A plataforma será projetada e construída usando o programa Fast4Ward da SBM, também aplicado ao desenvolvimento do campo de Liza no bloco Stabroek, na costa da Guiana. Envolve o fornecimento de uma nova construção e casco multiuso combinado com vários módulos de "topside" padronizados.

O FPSO "Mero 2" será projetado para produzir 180 mil b/d de óleo, com capacidade de injeção de água de 250 mil b/d, tratamento de gás associado de 12 milhões de cm/d e uma capacidade mínima de armazenamento bruto de 1,4 milhão de barris.

Espera-se que o peso total dos módulos dos "topsides" seja de aproximadamente 33 mil toneladas. O FPSO ficará ancorado em lâmina d'água de dois mil metros. A entrega está prevista para 2022. O "Mero 1" está programado para iniciar em 2021.

Após o lançamento do "Mero 2", os parceiros esperam adicionar mais dois FPSOs de capacidade semelhante, com todas as quatro unidades de produção implantadas no campo de Mero, na parte noroeste do bloco de Libra.

Outros parceiros do consórcio de Libra são a Shell, a CNOOC e a CNPC. A Pré-Sal Petróleo gerencia o contrato de compartilhamento de produção de Libra.

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Pesa

Tche Digital

Seminário de Metanol

Aapa

ABTP

Sobena

Sinaval Abratec