Tribunal Marítimo tem sessão solene pelos 85 anos

O Tribunal Marítimo realizou sessão solene, na última segunda-feira (8), em comemoração aos 85 anos de sua existência, completados na sexta-feira (5). O evento foi presidido pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior. Criado em 1934, o tribunal julga acidentes e fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, além de manter o registro da propriedade marítima, entre outras atribuições. Em sua ordem do dia, o juiz-presidente do tribunal, vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, ressaltou a trajetória da Corte do Mar, destacando o nível de profissionalismo e comprometimento de seus antecessores e dos militares e servidores civis ao longo desse período. 

Durante a sessão, a juíza Maria Cristina de Oliveira Padilha, representando os juízes do tribunal, a capitão-tenente Juliana Moura Maciel Braga, representando a Procuradoria Especial da Marinha e a Dra. Fabiana Simões Martins, representando os advogados que atuam na Corte Marítima, também enalteceram as mais de oito décadas de atividades do tribunal em prol da justiça e da segurança da navegação.

O evento contou com a presença do ex-ministro da Marinha, almirante de esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; dos ex-comandantes da Marinha, almirantes de esquadra Roberto de Guimarães Carvalho e Julio Soares de Moura Neto; do ministro do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra Carlos Augusto de Souza; do comandante de operações navais e diretor-geral de navegação, almirante de esquadra Leonardo Puntel; e de ex-presidentes do Tribunal Marítimo. Da área judiciária, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Claudio de Mello Tavares, e, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o desembargador federal Reis Friede, o desembargador federal André Ricardo Cruz Fontes, além de outras autoridades judiciárias, militares e representantes da comunidade maritimista.

Comentários