Great Ocean

Projeto NextGEN realiza primeira reunião

O projeto IMO-Singapore NextGEN visa facilitar a colaboração e o compartilhamento de informações entre as iniciativas de descarbonização marítima

O projeto NextGEN, que visa reunir iniciativas de descarbonização no setor marítimo, realizou sua primeira reunião. O evento, realizado em 23 de abril, aglutinou várias partes interessadas de toda a comunidade marítima global e da cadeia de valor marítima que têm interesse em reduzir as emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo e combate às alterações climáticas.

O NextGEN — onde GEN significa "navegação verde e eficiente" — é liderado pela Organização Marítima Internacional (IMO) e o governo de Cingapura. O objetivo é facilitar o compartilhamento de informações sobre várias iniciativas de descarbonização na comunidade marítima global e em toda a cadeia de valor marítima, para identificar oportunidades de colaboração e lacunas.

Durante a reunião do NextGEN, cerca de 70 participantes discutiram maneiras de garantir que ninguém seja deixado para trás no processo de descarbonização marítima e debateram as ações necessárias para facilitar a colaboração em toda a cadeia de abastecimento marítimo e de energia. Os participantes foram também informados dos planos de lançamento de um portal NextGEN no segundo semestre, para fomentar as discussões e partilhar ideias, facilitando a articulação entre iniciativas complementares.


TMSA


O IMO-Singapore NextGEN visa construir parcerias entre as partes interessadas nos setores público e privado, não apenas na indústria naval e nos portos, mas também em bancos privados e de desenvolvimento e na academia. Entre os participantes da primeira reunião NextGEN estavam os líderes dos centros de cooperação tecnológica marítima regionais, estabelecidos pela IMO em 2017 no âmbito de um projeto financiado pela União Europeia para impulsionar as mudanças necessárias para reduzir as emissões de GEE do transporte marítimo.

A reunião NextGEN foi realizada durante a Future of Shipping Conference, organizada conjuntamente pela autoridade marítima e portuária de Singapura (MPA) e a IMO para abordar a descarbonização e digitalização no setor marítimo. Esta é uma de uma série de iniciativas para apoiar a implementação da estratégia inicial da IMO sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo. A estratégia inicial, adotada em 2018, exige que os Estados membros da IMO cortem as emissões de GEE e trabalhem para eliminar as emissões de GEE do transporte marítimo o mais rápido possível neste século.





Dragabras

Allonda

Ecobrasil

Priner fundo transp Terlogs
  Mampaey     Assine Portos e Navios

  Catálogo da Indústria Marítima

 

 

  Antaq

 

Tche Digital

 

 

 

Sinaval   Abratec