×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 509

Portugal e Espanha com as maiores quebras do transporte marítimo

Portugal e Espanha foram os Estados da União Europeia que registaram as maiores quedas no transporte marítimo de mercadorias durante o último trimestre de 2008, anunciou o Eurostat.

Segundo a agência oficial de estatísticas da UE, as baixas de Portugal e Espanha foram respectivamente de -12,3 e -12 por cento, enquanto que a média europeia foi uma quebra de 5 por cento.

Os portos portugueses movimentaram 14,8 milhões toneladas, contra 16,9 milhões em 2007, enquanto que os postos espanhóis movimentaram 96,8 milhões contra 109,9 milhões de toneladas em 2007.

Bélgica e Holanda, onde se situam os portos de Antuérpia e Roterdão, respectivamente, tiveram quebras de 5,6 e 5,2 por cento, acima da média na UE.

Reino Unido (-4,4 por cento), França (-1,3 por cento) e Alemanha (-4,3 por cento), registaram índices melhores que a média europeia.

Já nos antigos países do Leste, registaram-se aumentos, como a Lituânia (mais 18 por cento, com 8,4 milhões toneladas), Bulgária (mais 8,9 por cento) mais 6,4 milhões de toneladas) e Letónia (mais 7,9 por cento), com 15,5 milhões de toneladas).

Para o primeiro trimestre deste ano, o Eurostat estimava uma quebra ainda maior, apontando um recuo médio de 12,9 por cento para a UE.

Por outro lado, Roterdão e Antuérpia continuam a liderar o movimento de mercadorias. Roterdão lidera tanto nos contentores, como no tráfego de granéis (líquidos e sólidos), enquanto Antuérpia lidera a carga geral, incluindo viaturas. (Fonte: Publico Clix)

 

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Leia mais reportagens da edição impressa