Marintec Navalshore

Nova suposição sobre a origem do óleo nas praias do NE

Imagens divulgadas nesta quarta-feira (30) levantaram novas suspeitas em relação à origem do óleo que vem contaminando as praias do Nordeste desde setembro. Pesquisadores do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto de Geociências da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) identificaram em imagens captadas por satélite, suposta mancha óleo de aproximadamente 200 km² próxima ao extremo sul da Bahia. De acordo com análise feita pelo pesquisador Humberto Barbosa, do LAPIS, a descoberta pode levar à identificação da origem do óleo.

"Ontem tivemos um grande impacto, pois pela primeira vez, encontramos uma assinatura espacial diferenciada. Ela mostra que a origem do vazamento pode estar ocorrendo abaixo da superfície do mar. Com isso, levantamos a hipótese de que a poluição pode ter sido causada por um grande vazamento em minas de petróleo ou, pela sua localização, pode ter ocorrido até mesmo na região do Pré-Sal", disse Barbosa.

No entanto, a Marinha negou que a mancha avistada pelo satélite seja do mesmo óleo que tem poluído as praias nordestinas.

Publicidade

Catálogo da Indústria Marítima

 

"Informamos que não se trata de óleo. Foram feitas quatro avaliações para confirmar: consulta aos especialistas da ITOF [Federação Internacional de Poluição por Petroleiros], monitoramento aéreo e por navios na região e por meio de satélite", diz a nota divulgada pela Marinha do Brasil.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) também negou a possibilidade e disse que a imagem poderia ser de uma célula meteorológica. Até agora, a hipótese levantada pelo Ibama é de que o óleo seja venezuelano. Até essa terça-feira (29), 268 pontos de 94 municípios do Nordeste foram atingidos pelas manchas de óleo.

Os pesquisadores da Climatempo e da StormGeo já estão analisando as imagens e em breve também informaremos suas avaliações.

Fonte: Terra

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis fundo transp Syndarma
  Abac     Assine Portos e Navios

  Catálogo da Indústria Marítima

 

 

  Anuncie PN

 

Tche Digital

 

 

 

Sinaval   Abratec
Publicidade

Marintec Navalshore